Abordagem e Métodos de Ensino

Este curso visa promover a reflexão sobre modelos de ensino e práticas pedagógicas, promover discussões sobre os perfis de competências dos graduados, necessárias após sua jornada académica e apresentar sugestões de cenários e percursos didáticos e pedagógicos que contribuam para uma melhor preparação do corpo docente para os desafios de uma sociedade moderna.

Formadores

Mário Cruz
José António Costa
Maria Elisa Sousa

Horas

30

Nº máx. formandos

30

Programa

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Formulário de Inscrição

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Critérios de seriação

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Objetivos

  • Mobilizar os conhecimentos científicos e pedagógicos necessários a uma prática pedagógica no Ensino Superior;
  • Analisar criticamente pressupostos, discursos e práticas europeus e nacionais relativos ao processo de ensino e aprendizagem em contextos de cursos de licenciatura e formação pós-graduada;
  • Conhecer a evolução metodológica no ensino, referentes epistemológicos que enquadram processos de aprendizagem e seus reflexos em abordagens didáticas para o ensino;
  • Mobilizar os conceitos e perspectivas atuais subjacentes à educação de jovens e adultos;
  • Conhecer e mobilizar estratégias de aprendizagem e avaliativas ativas e sustentáveis no processo de ensino e aprendizagem no contexto de ensino superior;
  • Analisar criticamente contextos de intervenção de forma a desenhar projetos ajustados aos mesmos;
  • Planificar unidades didáticas tendo em conta os princípios definidos nos documentos de referência europeus e nacionais;
  • Selecionar e criar materiais didáticos físicos ou digitais apropriados ao contexto de Ensino Superior.

Conteúdos

Tópicos:

  1. Compreensão epistemológica da Didática
  2. Educação no século XXI: pedagogia da reprodução ou pedagogia da transformação?
  3. Evolução metodológica no processo de ensino e aprendizagem
  4. Abordagens, enfoques e métodos de ensino e suas estratégias e recursos
    • Do método expositivo ao active learning
    • Metodologias ativas para o desenvolvimento de soft skills
    • Abordagens digitais
    • Abordagens interdisciplinares e transdisciplinares
    • Planificação de atividades de ensino e aprendizagem
    • Avaliação: abordagens e estratégias
  5. Autorreflexão final

Metodologias

O curso foi concebido e organizado para se desenvolver na modalidade b-learning, através de sessões presenciais e de sessões online. Como tal, encontra-se dividido por módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Tendo em conta uma metodologia de natureza socioconstrutivista, reflexiva e experiencial, privilegiar-se-á a utilização de metodologias ativas e diversificadas, concretizando-se: numa análise e discussão de documentos audio-scripto-visuais; tarefas realizadas individualmente ou em grupos; análise e experimentação de recursos materiais físicos e digitais; criação de propostas didáticas com respetivos recursos físicos e digitais; e, ainda, reflexões individuais e/ou em grupo.

Uma vez que se pretende que os formandos, professores do Ensino Superior, sejam capazes de refletir sobre a sua profissionalidade docente, apostar-se-á: a) no autodiagnóstico de práticas mobilizadas pelos mesmos, quer no que diz respeito às estratégias utilizadas, quer aos recursos mobilizados, incluindo a literatura e a tecnologia; b) na proposta de autorrefomulação ou redirecionamento de ações desenvolvidas relacionadas com o processo de ensino; c) autorreflexão final sobre a produtividade e a pertinência dos caminhos traçados ao longo do curso de formação.

Para além da realização de sessões presenciais, o uso de soluções tecnológicas de elearning permite que a formação se faça:

  • de forma síncrona, através da ferramenta de videoconferência Zoom;
  • de forma assíncrona, através da plataforma de e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Avaliação

A avaliação baseia-se em três vetores: a) avaliação diagnóstica que se levará a cabo aquando do início do curso, b) avaliação formativa (a desenvolver durante o curso) e a avaliação sumativa que terá lugar no final do curso.

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:

  • Trabalhos desenvolvidos no curso: 30%
  • Planificação de uma unidade didática com respetivos recursos didáticos e sua apresentação oral: 40%
  • Participação com qualidade nas sessões síncronas e assíncronas: 10%
  • Autorreflexão final: 20%
Todos os formandos que atingirem os objetivos definidos obterão um Certificado que será emitido pelo Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.

Bibliografia

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