Abordagem e Métodos de Ensino
Este curso visa promover a reflexão sobre modelos de ensino e práticas pedagógicas, promover discussões sobre os perfis de competências dos graduados, necessárias após sua jornada académica e apresentar sugestões de cenários e percursos didáticos e pedagógicos que contribuam para uma melhor preparação do corpo docente para os desafios de uma sociedade moderna.
Objetivos
- Mobilizar os conhecimentos científicos e pedagógicos necessários a uma prática pedagógica no Ensino Superior;
- Analisar criticamente pressupostos, discursos e práticas europeus e nacionais relativos ao processo de ensino e aprendizagem em contextos de cursos de licenciatura e formação pós-graduada;
- Conhecer a evolução metodológica no ensino, referentes epistemológicos que enquadram processos de aprendizagem e seus reflexos em abordagens didáticas para o ensino;
- Mobilizar os conceitos e perspectivas atuais subjacentes à educação de jovens e adultos;
- Conhecer e mobilizar estratégias de aprendizagem e avaliativas ativas e sustentáveis no processo de ensino e aprendizagem no contexto de ensino superior;
- Analisar criticamente contextos de intervenção de forma a desenhar projetos ajustados aos mesmos;
- Planificar unidades didáticas tendo em conta os princípios definidos nos documentos de referência europeus e nacionais;
- Selecionar e criar materiais didáticos físicos ou digitais apropriados ao contexto de Ensino Superior.
Conteúdos
Tópicos:
- Compreensão epistemológica da Didática
- Educação no século XXI: pedagogia da reprodução ou pedagogia da transformação?
- Evolução metodológica no processo de ensino e aprendizagem
- Abordagens, enfoques e métodos de ensino e suas estratégias e recursos
- Do método expositivo ao active learning
- Metodologias ativas para o desenvolvimento de soft skills
- Abordagens digitais
- Abordagens interdisciplinares e transdisciplinares
- Planificação de atividades de ensino e aprendizagem
- Avaliação: abordagens e estratégias
- Autorreflexão final
Metodologias
O curso foi concebido e organizado para se desenvolver na modalidade b-learning,
através de sessões presenciais e de sessões online. Como tal, encontra-se dividido por
módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Os
módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning do
Centro de Inovação Pedagógica.
Tendo em conta uma metodologia de natureza socioconstrutivista, reflexiva e
experiencial, privilegiar-se-á a utilização de metodologias ativas e diversificadas,
concretizando-se: numa análise e discussão de documentos audio-scripto-visuais;
tarefas realizadas individualmente ou em grupos; análise e experimentação de
recursos materiais físicos e digitais; criação de propostas didáticas com respetivos
recursos físicos e digitais; e, ainda, reflexões individuais e/ou em grupo.
Uma vez que se pretende que os formandos, professores do Ensino Superior, sejam
capazes de refletir sobre a sua profissionalidade docente, apostar-se-á: a) no
autodiagnóstico de práticas mobilizadas pelos mesmos, quer no que diz respeito às
estratégias utilizadas, quer aos recursos mobilizados, incluindo a literatura e a
tecnologia; b) na proposta de autorrefomulação ou redirecionamento de ações
desenvolvidas relacionadas com o processo de ensino; c) autorreflexão final sobre a
produtividade e a pertinência dos caminhos traçados ao longo do curso de formação.
Para além da realização de sessões presenciais, o uso de soluções tecnológicas de elearning
permite que a formação se faça:
- de forma síncrona, através da ferramenta de videoconferência Zoom;
- de forma assíncrona, através da plataforma de e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.
Avaliação
A avaliação baseia-se em três vetores: a) avaliação diagnóstica que se levará a cabo
aquando do início do curso, b) avaliação formativa (a desenvolver durante o curso) e a avaliação
sumativa que terá lugar no final do curso.
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20
pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:
- Trabalhos desenvolvidos no curso: 30%
- Planificação de uma unidade didática com respetivos recursos didáticos e sua apresentação oral: 40%
- Participação com qualidade nas sessões síncronas e assíncronas: 10%
- Autorreflexão final: 20%
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