Conceção de Atividades/UC em e/b-learning

Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento das TIC, e suas ferramentas, pode fomentar um ambiente sociocultural e educativo em que a diversificação das fontes de saber é uma realidade e o trabalho com as chamadas competências do século XXI, debruçar-nos-emos neste curso na temática da aprendizagem à distância e o seu papel na formação de cidadãos críticos, ativos e conscientes da realidade global que os circunda.

Formadores

Carla Pinto
Daniela Mascarenhas
Mário Cruz

Horas

30

Nº máx. formandos

30

Programa

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Formulário de Inscrição

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Critérios de seriação

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Objetivos

  • Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning e b-learning;
  • Conhecer ambientes, contextos e plataformas de ensino à distância;
  • Utilizar plataformas de ensino à distância, nomeadamente aquelas utilizadas na IES onde exerce funções;
  • Mobilizar conceitos relacionados com o e/b-learning no ensino superior;
  • Transformar um curso presencial num curso na modalidade à distância;
  • Analisar criticamente experiências de e/b-learning em instituições de ensino superior;
  • Conhecer e utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona;
  • Conhecer e utilizar ferramentas de produção e de difusão de conteúdos;
  • Implementar estratégias de avaliação nas modalidades de ensino à distância;
  • Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de ensino superior.

Conteúdos

Tópicos:

  • O ensino à distância: pressupostos e implicações
  • e/b-learning: dos ambientes virtuais de aprendizagem às comunidades de prática
  • Sistemas de gestão de aprendizagem: dos ambientes aos modelos
  • Desenvolvimento de um curso online: das necessidades à implementação
  • Kit e/b-learning I: ferramentas de comunicação síncrona
  • Kit e/b-learning II: ferramentas de comunicação assíncrona
  • Kit e/blearning III: ferramentas de produção de conteúdos
  • Kit e/b-learning IV: ferramentas de difusão de conteúdos
  • Tendências do e/b-learning atuais e emergentes
  • Casos práticos
  • Autorreflexão final

Metodologias

O curso foi concebido e organizado para se desenvolver na modalidade b-learning, através de sessões presenciais e de sessões online. Como tal, encontra-se dividido por módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Através de sessões plenárias, comunicação e oficinas práticas com um claro enfoque numa problematização sobre teorias subjacentes à aprendizagem à distância, será levada a cabo a análise de práticas e experiências de e-learning/ b-learning, através do recurso a estudos de caso e, ainda, serão evidenciadas estratégias de transformação/ conversão de cursos presenciais em cursos online.

Tendo em conta que se pretende que os formandos, professores do Ensino Superior, sejam capazes de refletir sobre a sua profissionalidade docente, apostar-se-á: a) no autodiagnóstico de práticas mobilizadas pelos mesmos, quer no que diz respeito às estratégias utilizadas, quer aos recursos mobilizados, incluindo a literatura e a tecnologia; b) na proposta de autorrefomulação ou redirecionamento de ações desenvolvidas relacionadas com a aprendizagem à distância; c) autorreflexão final sobre a produtividade e a pertinência dos caminhos traçados ao longo do curso de formação.

O uso de soluções tecnológicas de e-learning permite que a formação se faça:

  • de forma sincrónica, através da ferramenta de videoconferência Zoom;
  • de forma assíncrona, através da plataforma de e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Avaliação

A avaliação baseia-se em três vetores: a) avaliação diagnóstica que se levará a cabo aquando do início do curso, b) avaliação formativa (a desenvolver durante o curso) e a avaliação sumativa que terá lugar no final do curso.

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:

  • Trabalhos desenvolvidos no curso: 50%
  • Participação com qualidade nas sessões síncronas e assíncronas: 20%.
  • Autorreflexão final: 30%
Todos os formandos que atingirem os objetivos definidos obterão um Certificado que será emitido pelo Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.

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