Comunicação Intercultural: pressupostos e práticas

Durante o curso, serão analisadas diversas abordagens à compreensão da alteridade cultural, levando em consideração as diferentes implicações que essas abordagens têm tanto para o diálogo entre culturas, quanto para a compreensão do "Outro". Também será enfatizado como essas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias criativas na gestão das diferenças culturais.

Formadores

Mário Cruz
Ana Patrícia Ferreira

Horas

30

Nº máx. formandos

30

Programa

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Critérios de seriação

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Objetivos

  • Refletir sobre a dinâmica das interações linguísticas, sociointeracionais, culturais e éticas da comunicação nas sociedades plurais da atualidade;
  • Caraterizar o tecido social plural e diversidade linguística em Portugal e no espaço europeu;
  • Desenvolver quadros conceptuais de referência sobre políticas educativas que promovem o plurilinguismo e o diálogo de culturas;
  • Problematizar o papel da universidade como espaço intercultural de socialização e de educação para a cidadania nacional, europeia e global;
  • Adquirir conhecimentos sobre as características, processos e estratégias de comunicação intercultural e, ainda, sobre mecanismos e fatores individuais e coletivos que influenciam as relações interculturais.
  • Conhecer princípios e pressupostos inerentes à educação e ao desenvolvimento de atitudes e competências que promovam relações interculturais adequadas, entre indivíduos e grupos de culturas diferentes, bem como da gestão das identidades, dos conflitos e da comunicação intercultural;
  • Desenvolver competências teóricas, concetuais, metodológicas e instrumentais para o aprofundamento da investigação e para uma intervenção mais competente e inovadora na área da comunicação intercultural em diferentes domínios;
  • Conceber e implementar planos e estratégias de intervenção promotores da comunicação intercultural, nomeadamente em contextos caracterizados por diversidade cultural, conflitualidade, complexidade ou situações de urgência, nomeadamente propostas pedagógicas no campo do Ensino Superior e na área da especialidade do formando.

Conteúdos

Tópicos:

  1. Comunicação intercultural e sociedade contemporânea
    • Dimensões sociointeracionais, culturais e éticas da comunicação
    • Problemáticas da comunicação e relações interculturais nas sociedades plurais da atualidade
    • Línguas e culturas em interação no espaço nacional e europeu
  2. Formar e educar em contextos heterogéneos
    • Âmbito, atores e contextos de formação para o diálogo intercultural
    • Educar em contexto de diversidade: novos desafios para a Escola, novas competências para os agentes educativos
    • Papel das instituições europeias na promoção da Educação Plurilingue e Intercultural dos cidadãos
  3. Educação Linguística e Intercultural: princípios e práticas
    • Competências interculturais, comunicação intercultural e contextos de intervenção
    • Metodologias de intervenção e de investigação no domínio da comunicação intercultural
  4. Autorreflexão final

Metodologias

O curso foi concebido e organizado para se desenvolver na modalidade b-learning, através de sessões presenciais e de sessões online. Como tal, encontra-se dividido por módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Através de sessões plenárias, comunicação e oficinas práticas com um claro enfoque numa problematização sobre teorias subjacentes à educação intercultural, será levada a cabo a análise de práticas e experiências no âmbito da comunicação intercultural e plurilingue, através do recurso a estudos de caso e, ainda, serão evidenciadas estratégias de intervenção promotoras de entendimento e aproximação intercultural com a alteridade.

Tendo em conta que se pretende que os formandos, professores do Ensino Superior, sejam capazes de refletir sobre a sua profissionalidade docente, apostar-se-á: a) no autodiagnóstico de práticas mobilizadas pelos mesmos, quer no que diz respeito às estratégias utilizadas, quer aos recursos mobilizados; b) na proposta de autorrefomulação ou redirecionamento de ações desenvolvidas relacionadas com a educação e comunicação intercultural; c) autorreflexão final sobre a produtividade e a pertinência dos caminhos traçados ao longo do curso de formação. Para além da realização de sessões presenciais, o uso de soluções tecnológicas de elearning permite que a formação se faça:

  • de forma sincrona, através da ferramenta de videoconferência Zoom;
  • de forma assíncrona, através da plataforma de e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Avaliação

A avaliação baseia-se em três vetores: a) avaliação diagnóstica que se levará a cabo aquando do início do curso, b) avaliação formativa (a desenvolver durante o curso) e a avaliação sumativa que terá lugar no final do curso.

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:

  • e-Portefólio que reflita o percurso formativo de cada formando: 50%
  • Participação com qualidade nas sessões síncronas e assíncronas: 20%
  • Autorreflexão final: 30%
Todos os formandos que atingirem os objetivos definidos obterão um Certificado que será emitido pelo Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.

Bibliografia

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