Flash Seminar: Inteligência Artificial Generativa no Processo de Ensino-Aprendizagem e Investigação Académica

Instituto Superior de Engenharia do Porto
Data: 12-04-2023

O Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto dinamizará no dia 12 de abril de 2023, pelas 17h, o evento "Flash Seminar: Inteligência Artificial Generativa no Processo de Ensino-Aprendizagem e Investigação Académica”, que terá lugar na sala de atos do Instituto Superior de Engenharia do P.PORTO.

O evento tem como objetivo ser um espaço de reflexão e de debate em torno dos desafios que se colocam ao sistema de ensino superior, face ao potencial disruptivo dos novos avanços no âmbito da inteligência artificial generativa.

Neste encontro, o Doutor Luís Paulo Reis, Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências de Computadores e, ainda, Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, debruçar-se-á sobre as oportunidades e ameaças do ChatGPT, enquanto Inteligência Artificial Generativa que invadiu a sala de aula e a casa dos estudantes. A área de Educação, e em especial o Ensino Superior, foi tomada por um sobressalto quando estudantes passaram a utilizar o ChatGPT para conceber trabalhos teórico-práticos e realizar outros tipos de tarefas, nomeadamente de índole investigativo.

Em seguida, teremos uma mesa-redonda que contará com a visão de professores e estudantes no que diz respeito à disrupção do modelo atual do processo de ensino e aprendizagem com o uso da Inteligência Artificial Generativa. Participarão, nesta mesa redonda:

  • Doutor Luís Coelho (Instituto Superior de Engenharia do P.PORTO)
  • Doutora Sofia Araújo (Escola Superior de Educação do P.PORTO)
  • Doutora Paula Medeiros (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti & inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação)
  • Rodrigo Portela (Instituto Superior de Engenharia do P.PORTO)
debatendo-se aspetos como: a) os impactos que o ChatGPT traz para os processos de ensino-aprendizagem e sua avaliação; b) a necessidade de reequacionar práticas de ensino e aprendizagem e, ainda, de investigação, integrando esta nova tecnologia.

As inscrições são gratuitas mas deverão ser formalizadas através da ligação seguinte.

Inscrições