A plataforma Moodle

Nos últimos tempos, sobretudo durante o atual contexto de pandemia COVID-19 que vivemos, a educação à distância tem crescido de forma expressiva. Neste sentido, é necessário que os docentes acompanhem esta tendência e sejam capazes de integrar, de forma efetiva, ferramentas de informação e comunicação que fomentem um processo de ensino e aprendizagem eficaz, dinâmico e que dê resposta às necessidades dos estudantes. Tendo em conta estes pressupostos, pretende-se com este curso que os docentes aprendam a utilizar, gerir e desenvolver atividades na plataforma Moodle, de forma a desenvolver competências para a gestão, uso e dinamização dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

Formadores

Ricardo Queirós

Horas

30

Nº máx. formandos

30

Programa

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Formulário de Inscrição

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Critérios de seriação

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Objetivos

  • Definir e reconhecer ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Reconhecer a diversidade de recursos disponíveis no Moodle;
  • Selecionar, configurar e usar os recursos que o Moodle oferece;
  • Desenhar e implementar cursos à distância que estimulam a criatividade e motivação;
  • Aceder e manipular recursos de avaliação;
  • Mobilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
  • Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autor;
  • Configurar o curso, tendo por base o storyboard delineado e os conteúdos interativos concebidos;
  • Monitorizar o desenvolvimento do curso na plataforma Moodle;
  • Avaliar os e-formandos de uma forma holística, nomeadamente através de eportfolios.

Conteúdos

Tópicos:

  1. Sistemas de Gestão de Aprendizagem: a plataforma Moodle
  2. Conceção e estruturação de cursos
  3. Gestão de Recursos e Atividades
  4. Dinamização com Trabalhos e Lições
  5. Avaliação com Testes e Workshops
  6. Interatividade com H5P
  7. Socialização com Chats e Fóruns
  8. Colaboração/participação com Sondagens, Inquéritos, Wikis e Glossários
  9. Gamificação nativa com Acesso Condicional, Badges, e Resultados de Atividades
  10. Gamificação com plugins usando Níveis, Pontos e Tabelas de Classificação
  11. Gamificação com ferramentas externas
  12. Outras atividades: assiduidade e competências
  13. Autorreflexão final

Metodologias

O curso foi concebido e organizado para se desenvolver na modalidade b-learning, através de sessões presenciais e de sessões online. Como tal, encontra-se dividido por módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Através de sessões plenárias, comunicação e oficinas práticas com um claro enfoque numa problematização sobre teorias subjacentes à aprendizagem através de ambientes virtuais de aprendizagem, e sobre metodologias e abordagens multimodais, que incluem a experimentação/simulação de estratégias pedagógicodidáticas e debate, serão analisadas práticas de ensino favorecedoras de uma efetiva aprendizagem através de ambientes virtuais de aprendizagem, nomeadamente do Moodle e sua constelação de recursos.

Tendo em conta que se pretende que os formandos, professores do Ensino Superior, sejam capazes de refletir sobre a sua profissionalidade docente, apostar-se-á: a) no autodiagnóstico de práticas pedagógicas multimodais mobilizadas pelos mesmos, quer no que diz respeito às estratégias utilizadas, quer aos recursos mobilizados, incluindo a literatura e a tecnologia; b) na proposta de autorrefomulação ou redirecionamento de ações desenvolvidas relacionadas com ambientes virtuais de aprendizagem; c) autorreflexão final sobre a produtividade e a pertinência dos caminhos traçados ao longo do curso de formação.

Para além da realização de sessões presenciais, o uso de soluções tecnológicas de elearning permite que a formação se faça:

  • de forma sincrónica, através da ferramenta de videoconferência Zoom;
  • de forma assíncrona, através da plataforma de e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.

Avaliação

A avaliação baseia-se em três vetores: a) avaliação diagnóstica que se levará a cabo aquando do início do curso, b) avaliação formativa (a desenvolver durante o curso) e a avaliação sumativa que terá lugar no final do curso.

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:

  • Trabalhos desenvolvidos no curso: 50%
  • Participação com qualidade nas sessões síncronas e assíncronas: 20%.
  • Autorreflexão final: 30%
Todos os formandos que atingirem os objetivos definidos obterão um Certificado que será emitido pelo Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.

Bibliografia

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