A plataforma Moodle
Nos últimos tempos, sobretudo durante o atual contexto de pandemia COVID-19 que vivemos, a educação à distância tem crescido de forma expressiva. Neste sentido, é necessário que os docentes acompanhem esta tendência e sejam capazes de integrar, de forma efetiva, ferramentas de informação e comunicação que fomentem um processo de ensino e aprendizagem eficaz, dinâmico e que dê resposta às necessidades dos estudantes. Tendo em conta estes pressupostos, pretende-se com este curso que os docentes aprendam a utilizar, gerir e desenvolver atividades na plataforma Moodle, de forma a desenvolver competências para a gestão, uso e dinamização dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
Objetivos
- Definir e reconhecer ambientes virtuais de aprendizagem;
- Reconhecer a diversidade de recursos disponíveis no Moodle;
- Selecionar, configurar e usar os recursos que o Moodle oferece;
- Desenhar e implementar cursos à distância que estimulam a criatividade e motivação;
- Aceder e manipular recursos de avaliação;
- Mobilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
- Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autor;
- Configurar o curso, tendo por base o storyboard delineado e os conteúdos interativos concebidos;
- Monitorizar o desenvolvimento do curso na plataforma Moodle;
- Avaliar os e-formandos de uma forma holística, nomeadamente através de eportfolios.
Conteúdos
Tópicos:
- Sistemas de Gestão de Aprendizagem: a plataforma Moodle
- Conceção e estruturação de cursos
- Gestão de Recursos e Atividades
- Dinamização com Trabalhos e Lições
- Avaliação com Testes e Workshops
- Interatividade com H5P
- Socialização com Chats e Fóruns
- Colaboração/participação com Sondagens, Inquéritos, Wikis e Glossários
- Gamificação nativa com Acesso Condicional, Badges, e Resultados de Atividades
- Gamificação com plugins usando Níveis, Pontos e Tabelas de Classificação
- Gamificação com ferramentas externas
- Outras atividades: assiduidade e competências
- Autorreflexão final
Metodologias
O curso foi concebido e organizado para se desenvolver na modalidade b-learning,
através de sessões presenciais e de sessões online. Como tal, encontra-se dividido por
módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Os
módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning do
Centro de Inovação Pedagógica.
Através de sessões plenárias, comunicação e oficinas práticas com um claro enfoque
numa problematização sobre teorias subjacentes à aprendizagem através de
ambientes virtuais de aprendizagem, e sobre metodologias e abordagens
multimodais, que incluem a experimentação/simulação de estratégias pedagógicodidáticas
e debate, serão analisadas práticas de ensino favorecedoras de uma efetiva
aprendizagem através de ambientes virtuais de aprendizagem, nomeadamente do
Moodle e sua constelação de recursos.
Tendo em conta que se pretende que os formandos, professores do Ensino Superior,
sejam capazes de refletir sobre a sua profissionalidade docente, apostar-se-á: a) no
autodiagnóstico de práticas pedagógicas multimodais mobilizadas pelos mesmos,
quer no que diz respeito às estratégias utilizadas, quer aos recursos mobilizados,
incluindo a literatura e a tecnologia; b) na proposta de autorrefomulação ou
redirecionamento de ações desenvolvidas relacionadas com ambientes virtuais de
aprendizagem; c) autorreflexão final sobre a produtividade e a pertinência dos
caminhos traçados ao longo do curso de formação.
Para além da realização de sessões presenciais, o uso de soluções tecnológicas de elearning
permite que a formação se faça:
- de forma sincrónica, através da ferramenta de videoconferência Zoom;
- de forma assíncrona, através da plataforma de e-learning do Centro de Inovação Pedagógica.
Avaliação
A avaliação baseia-se em três vetores: a) avaliação diagnóstica que se levará a cabo
aquando do início do curso, b) avaliação formativa (a desenvolver durante o curso) e a avaliação
sumativa que terá lugar no final do curso.
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20
pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:
- Trabalhos desenvolvidos no curso: 50%
- Participação com qualidade nas sessões síncronas e assíncronas: 20%.
- Autorreflexão final: 30%
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