Flash Courses
Catálogo 2023-2024
O principal objetivo dos Flash Courses é potenciar o
desenvolvimento de práticas e estratégias de ensino e aprendizagem
inovadoras entre as diferentes escolas do P. PORTO, bem como
também criar comunidades de aprendizagem reflexivas, críticas e
sustentáveis, indo assim ao encontro do artigo 131.º do Código de
Trabalho.
O plano de formação em 2023-2024 inclui 40 cursos. Cada curso terá a
duração de 1 hora, sendo 45 minutos para apresentação de uma
temática e 15 minutos para a sua discussão. Ocorrerão em
diferentes dias da semana, entre as 17h30m e as 18h30m, em regime à distância, conforme segue na calendarização
abaixo.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
INSCREVER OUTUBRO/NOVEMBRO
# |
Outubro |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
1 |
31/10/2023 |
Igualdade de género e desigualdades no ensino superior
|
Paula Medeiros
|
Distância |
|
# |
Novembro |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
2 |
09/11/2023 |
Abordagens Transformadoras para o Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior |
Cláudio Santos |
Distância |
|
3 |
13/11/2023 |
Competência intercultural e internacionalização do currículo: o quê, porquê, como? |
Susana Pinto |
Distância |
|
4 |
23/11/2023 |
Explorando ferramentas tecnológicas no Ensino Superior |
Uaiana e Silva Prates |
Distância |
|
5 |
27/11/2023 |
Filosofia da Ciência e Desenho de Investigação Doutoral |
Ricardo Morais
|
Distância |
|
INSCREVER DEZEMBRO/JANEIRO
# |
Dezembro |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
6 |
05/12/2023 |
Literatura para Matemática, Saúde ou Engenharia? Sim, e para tudo o resto também. |
Sofia Araújo
|
Distância |
|
7 |
14/12/2023 |
A Inteligência Artificial à Luz do Direito Laboral Português |
Sérgio Tomás |
Distância |
|
8 |
19/12/2023 |
Competências de comunicação em prática informada em trauma |
Artemisa Dores |
Distância |
|
# |
Janeiro |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
9 |
04/01/2024 |
Educação STEAM para a promoção da alimentação saudável. |
Sara Aboim
|
Distância |
|
10 |
11/01/2024 |
Os Podcasts como recursos pedagógicos no ensino e aprendizagem |
Sandra Vasconcelos |
Distância |
|
11 |
23/01/2024 |
Utilização do Overleaf e Latex para o desenvolvimento de artigos científicos I |
Luis Coelho |
Distância |
|
12 |
25/01/2024 |
Utilização do Overleaf e Latex para o desenvolvimento de artigos científicos II |
Luis Coelho |
Distância |
|
13 |
31/01/2024 |
Acreditação de cursos no ensino superior |
Rafael Dias |
Distância |
|
INSCREVER FEVEREIRO/MARÇO
# |
Fevereiro |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
14 |
05/02/2024 |
Inovar as apresentações com o Mentimeter |
Ricardo Queirós
|
Distância |
|
15 |
07/02/2024 |
Aplicações inovadoras de tecnologias imersivas na Educação |
Pedro Rodrigues
|
Distância |
|
16 |
19/02/2024 |
Introdução a software livre nomeadamente Octave e R- parte I |
Florinda Martins/Hélio Castro
|
Distância |
|
17 |
21/02/2024 |
Introdução a software livre nomeadamente Octave e R- parte II |
Florinda Martins/Hélio Castro
|
Distância |
|
18 |
28/02/2024 |
Open Design como princípio para a disseminação da Ciência Aberta |
Hélio Castro
|
Distância |
|
19 |
29/02/2024 |
Dinamizar as aulas usando Escape Rooms com o Genially |
Ricardo Queirós
|
Distância |
|
# |
Março |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
20 |
04/03/2024 |
Análise de redes através do software Gephi |
Daniela Menezes
|
Distância |
|
21 |
06/03/2024 |
Teachers as developers of inclusive digital teaching and learning materials |
Branko Andjic
|
Distância |
|
22 |
11/03/2024 |
AI-powered content creator tool for active learning experience |
Zoltán Visy
|
Distância |
|
23 |
18/03/2024 |
Experiencing the "flows of Agile and eduScrum" |
Willy Wijnands
|
Distância |
|
INSCREVER ABRIL
# |
Abril |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
24 |
11/04/2024 |
Ensino da língua segunda a migrantes com background de fuga |
Alexandra Neves
|
Distância |
|
25 |
15/04/2024 |
Ambientes de virtualização no Unreal Engine 5 - Apresentação |
Paulo Meireles
|
Distância |
|
26 |
17/04/2024 |
Ambientes de virtualização no Unity3D - Apresentação |
Paulo Meireles
|
Distância |
|
27 |
24/04/2024 |
Bons professores precisam-se! A investigação-ação no ensino superior |
Maria Moreira
|
Distância |
|
28 |
30/04/2024 |
Segurança e Defesa do Património Cultural em Cenários de Crise |
Sérgio Veludo
|
Distância |
|
INSCREVER MAIO/JUNHO
# |
Maio |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
29 |
07/05/2024 |
O Uso de Recursos Educativos Digitais e outras ferramentas em sala de aula para aplicação de práticas ativas de aprendizagem |
Eduardo Nunes
|
Distância |
|
30 |
09/05/2024 |
O VosViewer na construção de redes bibliométricas em ciências sociais |
Daniela Menezes
|
Distância |
|
31 |
13/05/2024 |
Generative AI for Teachers |
Filipe Portela
|
Distância |
|
32 |
16/05/2024 |
Um VLE Intuitivo para Professores e Estudantes |
Yannik Bauer
|
Distância |
|
33 |
20/05/2024 |
O Padlet como recurso inclusivo organizador virtual de tarefas em ambientes de aprendizagem híbridos |
Isabel Cabo
|
Distância |
|
34 |
22/05/2024 |
Tecnologias emergentes em contexto educativo |
Bárbara Cleto
|
Distância |
|
35 |
27/05/2024 |
Integrar ambientes imersivos web na aprendizagem |
Fernanda Ladesma
|
Distância |
|
36 |
29/05/2024 |
Usar o Copilot como ferramenta de ensino-aprendizagem |
António Araújo
|
Distância |
|
# |
Junho |
Título |
Formador |
Tipologia |
Sinopse |
37 |
04/06/2024 |
Criação de vídeos interativos através do H5P |
Ricardo Queirós
|
Distância |
|
38 |
12/06/2024 |
Ferramentas Microsoft como facilitadores de aprendizagem |
Tiago Costa
|
Distância |
|
39 |
19/06/2024 |
Despertar a Criatividade dos Alunos: Introdução ao desenho digital com Flipaclip e ArcadeMakeaCode |
Bruno Gavaia
|
Distância |
|
40 |
25/06/2024 |
O Papel do Espanhol na Internacionalização do Ensino Superior Português |
Isabel Cabo
|
Distância |
|