Flash Courses
Catálogo 2024-2025
O principal objetivo dos Flash Courses é potenciar o
desenvolvimento de práticas e estratégias de ensino e aprendizagem
inovadoras entre as diferentes escolas do P. PORTO, bem como
também criar comunidades de aprendizagem reflexivas, críticas e
sustentáveis, indo assim ao encontro do artigo 131.º do Código de
Trabalho.
O plano de formação em 2024-2025 inclui 40 cursos. Cada curso terá a duração de 1 hora, sendo 45 minutos para apresentação de uma temática e 15 minutos para a sua discussão. Ocorrerão em diferentes dias da semana, entre as 17h30m e as 18h30m, em regime à distância, conforme segue na calendarização abaixo.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
# | Outubro | Título | Formador | Tipologia |
---|---|---|---|---|
1 | 14/10/2024 | Generative AI for Teachers | Filipe Portela | Distância |
2 | 23/10/2024 | Inquirir na e com a Comunidade: Desafios e Implicações | Fernando Santos | Distância |
3 | 30/10/2024 | Inovar as apresentações com o Mentimeter | Ricardo Queirós | Distância |
# | Novembro | Título | Formador | Tipologia |
4 | 06/11/2024 | Open Roberta: Robótica para Todos | Samuel Branco | Distância |
5 | 14/11/2024 | Escape Room Pedagógico | Ana Salgado Miguel Sequeiros |
Distância |
6 | 21/11/2024 | O Planeta dos Robots: A Era da IA no Direito do Trabalho | Sérgio Tomás | Distância |
7 | 28/11/2024 | O chatbot educativo como estratégia inovadora de ensino, aprendizagem e avaliação |
Isabel Cabo
Cátia Valéria |
Distância |
INSCREVER DEZEMBRO/JANEIRO/FEVEREIRO
# | Dezembro | Título | Formador | Tipologia |
---|---|---|---|---|
8 | 03/12/2024 | Happy School: partilha de caso prático | Fernando Vasques Tiago Pita |
Distância |
9 | 09/12/2024 | Cibersegurança - uma abordagem financeira | Adalmiro Pereira Tânia Teixeira |
Distância |
10 | 16/12/2024 | ¿Son nuestro estudiantes verdaderos lectores? La importancia de consolidar los hábitos de lectura en la enseñanza superior |
Marta Saracho | Distância |
# | Janeiro | Título | Formador | Tipologia |
11 | 07/01/2025 | O Padlet com IA como estratégia inovadora de promoção do ensino, aprendizagem e avaliação |
Isabel Cabo
Cátia Valéria |
Distância |
12 | 15/01/2025 | Como a IA pode apoiar os docentes na planificação de aulas? | Adelina Silva | Distância |
13 | 22/01/2025 | Ativação de Medidas de Apoio para Estudantes com Necessidades Adicionais de Suporte no Ensino Superior |
Mónica Maia | Distância |
14 | 30/01/2025 | Apresentações com Genially | Fernando Vasques | Distância |
# | Fevereiro | Título | Formador | Tipologia |
15 | 05/02/2025 | Inovar em aulas expositivas | Diana Soares | Distância |
16 | 11/02/2025 | Introdução ao Socrative | Isabel Vieira | Distância |
17 | 13/02/2025 | Como fazer questionários no Microsoft Forms? | Isabel Vieira | Distância |
18 | 18/02/2025 | Criação de apresentações interativas com ClassPoint | Filipe Galego | Distância |
19 | 20/02/2025 | Desenho Universal para a Aprendizagem: Ações Práticas | Isabel Pereira | Distância |
20 | 24/02/2025 | Aprendizagem Ativa em turmas grandes: desafio ou oportunidade? | Maitê Gil | Distância |
# | Março | Título | Formador | Tipologia |
---|---|---|---|---|
21 | 10/03/2025 | Integrar a Comunicação de Ciência na docência, na investigação e na supervisão: casos práticos | Susana Ambrósio | Distância |
22 | 13/03/2025 | Realidade Aumentada: Uma Nova Dimensão para o Ensino Superior | Celestino Magalhães | Distância |
23 | 18/03/2025 | Escrita para publicação I - Parte 1: Hábitos de escrita | Rómina Laranjeira | Distância |
24 | 20/03/2025 | Escrita para publicação I - Parte 2: Mediadores do processo de publicação | Larissa Paris | Distância |
25 | 25/03/2025 | A importância do trabalho colaborativo entre docentes e intérpretes de LGP | Ana Oliveira | Distância |
# | Abril | Título | Formador | Tipologia |
26 | 01/04/2025 | Pensar Direitos Humanos na formação de professores(as) de Ciências | Roberto Dalmo | Distância |
27 | 08/04/2025 | Escrita para publicação II - Parte 1: Artigos e livros | Rómina Laranjeira | Distância |
28 | 10/04/2025 | Escrita para publicação II - Parte 2: Divulgação científica | Flávia Sordi | Distância |
29 | 22/04/2025 | Práticas pedagógicas interculturais: aliando formação humana à inovação pedagógica | Elisangela Santos | Distância |
# | Maio | Título | Formador | Tipologia |
---|---|---|---|---|
30 | 12/05/2025 | O futuro não é o que costumava ser: Uma perspectiva sistêmica para a construção de conhecimento | Felipe Zamana | Distância |
31 | 15/05/2025 | Design Instrucional: Estratégias Essenciais para Construção de Conteúdos | Tiago Gonçalves | Distância |
32 | 20/05/2025 | A banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência | Marina Mota | Distância |
33 | 22/05/2025 | Ferramentas digitais para videoaulas | João Batista | Distância |
34 | 27/05/2025 | Inteligência artificial e a criatividade humana para além dos algoritmos | Camila Leporace | Distância |
35 | 29/05/2025 | STEAME Teacher Academy | Nuno Escudeiro | Distância |
# | Junho | Título | Formador | Tipologia |
36 | 03/06/2025 | Planear a avaliação: rubricas e regulação da aprendizagem | Lucia Amante | Distância |
37 | 05/06/2025 | Criação de conteúdos interativos em H5P usando o Lumi | Ricardo Queirós | Distância |
38 | 11/06/2025 | Strengthening academic staff capabilities to facilitate learning | Aida Guerra | Distância |
39 | 12/06/2025 | Luz, Câmera e (Re)Ação!": Repensando criticamente a translinguagem e a educação de professores/as a partir de perspectivas decoloniais | Kleber Aparecido | Distância |
40 | 17/06/2025 | Definir e formular resultados de aprendizagem | Diana Soares | Distância |
41 | 25/06/2025 | Cultura, Ciência e Educação: Ferramentas e Recursos das Plataformas Europeana e Scientix |
Adelina Silva, Sandra Melro e Carla Sousa |
Distância |
42 | 30/06/2025 | Métodos Ativos vs Métodos Passivos num Mundo de Inteligência Artificial | Marco Bento | Distância |