Flash Courses

Cursos gratuitos de curta duração para a Comunidade P.PORTO.

Flash Courses

Catálogo 2024-2025

O principal objetivo dos Flash Courses é potenciar o desenvolvimento de práticas e estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras entre as diferentes escolas do P. PORTO, bem como também criar comunidades de aprendizagem reflexivas, críticas e sustentáveis, indo assim ao encontro do artigo 131.º do Código de Trabalho.

O plano de formação em 2024-2025 inclui 40 cursos. Cada curso terá a duração de 1 hora, sendo 45 minutos para apresentação de uma temática e 15 minutos para a sua discussão. Ocorrerão em diferentes dias da semana, entre as 17h30m e as 18h30m, em regime à distância, conforme segue na calendarização abaixo.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

  INSCREVER OUTUBRO/NOVEMBRO

# Outubro Título Formador Tipologia
1 14/10/2024 Generative AI for Teachers Filipe Portela Distância
2 23/10/2024 Inquirir na e com a Comunidade: Desafios e Implicações Fernando Santos Distância
3 30/10/2024 Inovar as apresentações com o Mentimeter Ricardo Queirós Distância
# Novembro Título Formador Tipologia
4 06/11/2024 Open Roberta: Robótica para Todos Samuel Branco Distância
5 14/11/2024 Escape Room Pedagógico Ana Salgado
Miguel Sequeiros
Distância
6 21/11/2024 O Planeta dos Robots: A Era da IA no Direito do Trabalho Sérgio Tomás Distância
7 28/11/2024 O chatbot educativo como estratégia inovadora de ensino, aprendizagem e avaliação Isabel Cabo
Cátia Valéria
Distância

  INSCREVER DEZEMBRO/JANEIRO/FEVEREIRO

# Dezembro Título Formador Tipologia
8 03/12/2024 Happy School: partilha de caso prático Fernando Vasques
Tiago Pita
Distância
9 09/12/2024 Cibersegurança - uma abordagem financeira Adalmiro Pereira
Tânia Teixeira
Distância
10 16/12/2024 ¿Son nuestro estudiantes verdaderos lectores?
La importancia de consolidar los hábitos de lectura en la enseñanza superior
Marta Saracho Distância
# Janeiro Título Formador Tipologia
11 07/01/2025 O Padlet com IA como estratégia inovadora de promoção do ensino,
aprendizagem e avaliação
Isabel Cabo
Cátia Valéria
Distância
12 15/01/2025 Como a IA pode apoiar os docentes na planificação de aulas? Adelina Silva Distância
13 22/01/2025 Ativação de Medidas de Apoio para
Estudantes com Necessidades Adicionais de Suporte no Ensino Superior
Mónica Maia Distância
14 30/01/2025 Apresentações com Genially Fernando Vasques Distância
# Fevereiro Título Formador Tipologia
15 05/02/2025 Inovar em aulas expositivas Diana Soares Distância
16 11/02/2025 Introdução ao Socrative Isabel Vieira Distância
17 13/02/2025 Como fazer questionários no Microsoft Forms? Isabel Vieira Distância
18 18/02/2025 Criação de apresentações interativas com ClassPoint Filipe Galego Distância
19 20/02/2025 Desenho Universal para a Aprendizagem: Ações Práticas Isabel Pereira Distância
20 24/02/2025 Aprendizagem Ativa em turmas grandes: desafio ou oportunidade? Maitê Gil Distância

  INSCREVER MARÇO/ABRIL

# Março Título Formador Tipologia
21 10/03/2025 Integrar a Comunicação de Ciência na docência, na investigação e na supervisão: casos práticos Susana Ambrósio Distância
22 13/03/2025 Realidade Aumentada: Uma Nova Dimensão para o Ensino Superior Celestino Magalhães Distância
23 18/03/2025 Escrita para publicação I - Parte 1: Hábitos de escrita Rómina Laranjeira Distância
24 20/03/2025 Escrita para publicação I - Parte 2: Mediadores do processo de publicação Larissa Paris Distância
25 25/03/2025 A importância do trabalho colaborativo entre docentes e intérpretes de LGP Ana Oliveira Distância
# Abril Título Formador Tipologia
26 01/04/2025 Pensar Direitos Humanos na formação de professores(as) de Ciências Roberto Dalmo Distância
27 08/04/2025 Escrita para publicação II - Parte 1: Artigos e livros Rómina Laranjeira Distância
28 10/04/2025 Escrita para publicação II - Parte 2: Divulgação científica Flávia Sordi Distância
29 22/04/2025 Práticas pedagógicas interculturais: aliando formação humana à inovação pedagógica Elisangela Santos Distância

  INSCREVER MAIO/JUNHO

# Maio Título Formador Tipologia
30 12/05/2025 O futuro não é o que costumava ser: Uma perspectiva sistêmica para a construção de conhecimento Felipe Zamana Distância
31 15/05/2025 Design Instrucional: Estratégias Essenciais para Construção de Conteúdos Tiago Gonçalves Distância
32 20/05/2025 A banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência Marina Mota Distância
33 22/05/2025 Ferramentas digitais para videoaulas João Batista Distância
34 27/05/2025 Inteligência artificial e a criatividade humana para além dos algoritmos Camila Leporace Distância
35 29/05/2025 STEAME Teacher Academy Nuno Escudeiro Distância
# Junho Título Formador Tipologia
36 03/06/2025 Planear a avaliação: rubricas e regulação da aprendizagem Lucia Amante Distância
37 05/06/2025 Criação de conteúdos interativos em H5P usando o Lumi Ricardo Queirós Distância
38 11/06/2025 Strengthening academic staff capabilities to facilitate learning Aida Guerra Distância
39 12/06/2025 Luz, Câmera e (Re)Ação!": Repensando criticamente a translinguagem e a educação de professores/as a partir de perspectivas decoloniais Kleber Aparecido Distância
40 17/06/2025 Definir e formular resultados de aprendizagem Diana Soares Distância
41 25/06/2025 Cultura, Ciência e Educação: Ferramentas e Recursos das Plataformas Europeana e Scientix Adelina Silva,
Sandra Melro e
Carla Sousa
Distância
42 30/06/2025 Métodos Ativos vs Métodos Passivos num Mundo de Inteligência Artificial Marco Bento Distância