Flash Courses
Catálogo 2024-2025
O principal objetivo dos Flash Courses é potenciar o
desenvolvimento de práticas e estratégias de ensino e aprendizagem
inovadoras entre as diferentes escolas do P. PORTO, bem como
também criar comunidades de aprendizagem reflexivas, críticas e
sustentáveis, indo assim ao encontro do artigo 131.º do Código de
Trabalho.
O plano de formação em 2024-2025 inclui 40 cursos. Cada curso terá a duração de 1 hora, sendo 45 minutos para apresentação de uma temática e 15 minutos para a sua discussão. Ocorrerão em diferentes dias da semana, entre as 17h30m e as 18h30m, em regime à distância, conforme segue na calendarização abaixo.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
# | Outubro | Título | Formador | Tipologia |
---|---|---|---|---|
1 | 14/10/2024 | Generative AI for Teachers | Filipe Portela | Distância |
2 | 23/10/2024 | Inquirir na e com a Comunidade: Desafios e Implicações | Fernando Santos | Distância |
3 | 30/10/2024 | Inovar as apresentações com o Mentimeter | Ricardo Queirós | Distância |
# | Novembro | Título | Formador | Tipologia |
4 | 06/11/2024 | Open Roberta: Robótica para Todos | Samuel Branco | Distância |
5 | 14/11/2024 | Escape Room Pedagógico | Ana Salgado Miguel Sequeiros |
Distância |
6 | 21/11/2024 | O Planeta dos Robots: A Era da IA no Direito do Trabalho | Sérgio Tomás | Distância |
7 | 28/11/2024 | O chatbot educativo como estratégia inovadora de ensino, aprendizagem e avaliação |
Isabel Cabo
Cátia Valéria |
Distância |
INSCREVER DEZEMBRO/JANEIRO/FEVEREIRO
# | Dezembro | Título | Formador | Tipologia |
---|---|---|---|---|
8 | 03/12/2024 | Happy School: partilha de caso prático | Fernando Vasques Tiago Pita |
Distância |
9 | 09/12/2024 | Cibersegurança - uma abordagem financeira | Adalmiro Pereira Tânia Teixeira |
Distância |
10 | 16/12/2024 | ¿Son nuestro estudiantes verdaderos lectores? La importancia de consolidar los hábitos de lectura en la enseñanza superior |
Marta Saracho | Distância |
# | Janeiro | Título | Formador | Tipologia |
11 | 07/01/2025 | O Padlet com IA como estratégia inovadora de promoção do ensino, aprendizagem e avaliação |
Isabel Cabo
Cátia Valéria |
Distância |
12 | 15/01/2025 | Como a IA pode apoiar os docentes na planificação de aulas? | Adelina Silva | Distância |
13 | 22/01/2025 | Ativação de Medidas de Apoio para Estudantes com Necessidades Adicionais de Suporte no Ensino Superior |
Mónica Maia | Distância |
14 | 30/01/2025 | Apresentações com Genially | Fernando Vasques | Distância |
# | Fevereiro | Título | Formador | Tipologia |
15 | 06/02/2025 | Inovar em aulas expositivas | Diana Soares | Distância |
16 | 11/02/2025 | Introdução ao Socrative | Isabel Vieira | Distância |
17 | 13/02/2025 | Como fazer questionários no Microsoft Forms? | Isabel Vieira | Distância |
18 | 18/02/2025 | Criação de apresentações interativas com ClassPoint | Filipe Galego | Distância |
19 | 20/02/2025 | Desenho Universal para a Aprendizagem: Ações Práticas | Isabel Pereira | Distância |
20 | 24/02/2025 | Aprendizagem Ativa em turmas grandes: desafio ou oportunidade? | Maitê Gil | Distância |