Inteligência Artificial Generativa como Ferramenta de Inovação Pedagógica
O curso “Inteligência Artificial Generativa como Ferramenta de Inovação Pedagógica no Ensino Superior” tem como objetivo fornecer uma formação abrangente e aprofundada sobre as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa, com um enfoque específico na sua aplicação como ferramenta de inovação pedagógica no contexto académico.
Objetivos
- Compreender os conceitos e técnicas subjacentes que alimentam os sistemas de IA generativa, incluindo redes neurais artificiais, aprendizagem profunda e algoritmos de geração;
- Aprender a utilizar e implementar ferramentas de IA generativa em cenários reais, desde a criação de material didático personalizado até à consecução de projetos de investigação que utilizam IA para gerar novos conhecimentos e competências;
- Utilizar IA generativa para criar tutores inteligentes, sistemas de feedback automático e plataformas de e-learning personalizadas que inovem e melhorem a experiência de ensino e aprendizagem;
- Integrar elementos de gamificação e realidade aumentada/virtual (RA/RV) para tornar a aprendizagem mais interativa e envolvente;
- Adquirir competências para treinar modelos de IA generativa, validar e avaliar o seu desempenho, e implementar melhorias contínuas;
- Avaliar os impactos éticos, legais e sociais do uso de IA generativa na educação, incluindo questões de privacidade, segurança e equidade;
- incentivar a colaboração entre áreas curriculares e fomentar uma cultura de inovação, utilizando a IA generativa como uma ferramenta para abordar desafios complexos e explorar novas fronteiras do conhecimento;
- Refletir sobre como as tecnologias de IA podem ser utilizadas de maneira sustentável e inclusiva, garantindo que beneficiem todos os alunos de forma equitativa.
Conteúdos
Tópicos:
- Fundamentos da Inteligência Artificial
- Introdução à IA e IA generativa: história, conceitos e evolução
- Machine Learning, Deep Learning e Natural Language Processing
- Desenvolvimento de competências docentes para a integração pedagógica da IA generativa e suas ferramentas
- Modelos de Linguagem Generativa
- Engenharia de prompts
- Chatbots: ChatGPT, CoPilot e Gemini
- Aplicações práticas IA Generativa: (re)criação de texto e tradução
- Aplicações práticas IA Generativa: apresentações
- Aplicações práticas IA Generativa: imagem
- Aplicações práticas IA Generativa: som e vídeo
- Aplicações práticas IA Generativa: testes e exercícios
- Aplicações práticas IA Generativa: investigação e apoio ao trabalho
- Reflexão ética e social na utilização pedagógica de IA generativa
- Inovação pedagógica com IA generativa: estudos de caso e melhores práticas
Metodologias
O curso foi concebido e organizado para se desenvolver na modalidade b-learning,
através de sessões presenciais e de sessões online. Como tal, encontra-se dividido por
módulos e está de acordo com as especificações e os standards de b-learning. Os
módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning do
Centro de Inovação Pedagógica.
Através de sessões plenárias e oficinas práticas com um claro enfoque numa
problematização sobre teorias subjacentes à inteligência artificial generativa e a sua
aplicação na educação, será levada a cabo a análise de práticas e experiências no
âmbito da utilização da IA generativa no processo e ensino-aprendizagem e
investigação através do recurso a estudos de caso e, ainda, serão evidenciadas
estratégias de intervenção promotoras de práticas reflexivas sobre o uso consciente,
ético e sustentável de ferramentas generativas.
Tendo em conta que se pretende que os formandos, professores do Ensino Superior,
sejam capazes de refletir sobre a sua profissionalidade docente, apostar-se-á: a) no
autodiagnóstico de práticas mobilizadas pelos mesmos, quer no que diz respeito às
estratégias utilizadas, quer aos recursos mobilizados; b) na proposta de
autorrefomulação ou redirecionamento de ações desenvolvidas relacionadas com a
educação e comunicação intercultural; c) autorreflexão final sobre a produtividade e a
pertinência dos caminhos traçados ao longo do curso de formação.
Para além da realização de sessões presenciais, o uso de soluções tecnológicas de elearning
permite que a formação se faça: a) de forma síncrona, através da ferramenta
de videoconferência Zoom; b) de forma assíncrona, através da plataforma de e-learning
do Centro de Inovação Pedagógica.
Avaliação
A avaliação baseia-se em três vetores: a) avaliação diagnóstica que se levará a cabo
aquando do início do curso, b) avaliação formativa (a desenvolver durante o curso) e a avaliação
sumativa que terá lugar no final do curso.
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20
pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:
- Tarefas que reflitam o percurso formativo de cada formando: 50%
- Participação com qualidade nas sessões síncronas e assíncronas: 20%
- Autorreflexão final: 30%
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