Saltar para o conteúdo principal

Educação inclusiva: mais do que um direito, uma urgência

Opinião
Rapq 2023

Incluir não é só garantir que um aluno com deficiência esteja presente numa sala de aula regular. Inclusão também passa por dar acesso real aos conteúdos digitais que hoje fazem parte da vida escolar: plataformas de aprendizagem, documentos online, recursos multimédia.

De que serve falar de “educação para todos” se um estudante cego não consegue usar o manual digital com um leitor de ecrã? Ou se um aluno surdo não encontra legendas nos vídeos das aulas? A acessibilidade Web é parte fundamental desta equação — sem ela, continuamos a criar barreiras.

E não são só os alunos que precisam de apoio. Os professores também. Muitas vezes não têm formação em acessibilidade digital, nem sabem por onde começar. A formação contínua, o acesso a ferramentas adequadas e a partilha de boas práticas são chaves para mudar isto.

Cada estudante tem as suas particularidades. Tornar uma plataforma ou um recurso digital acessível não beneficia apenas quem tem uma deficiência: melhora a experiência para todos. Legendas ajudam também quem estuda em ambientes ruidosos, contraste visual facilita a leitura em ecrãs pequenos, navegação simples torna tudo mais rápido e intuitivo.

No fim, inclusão é isto: criar condições para que todos aprendam e participem, dentro e fora da sala de aula. E, no mundo em que vivemos, não há inclusão sem acessibilidade digital.

#INCLUSÃO #ACESSIBILIDADE

Ricardo Queirós
Publicado quarta-feira, 23 de abril de 2025

Flash CoursesFlash SeminarsCursos ECTSWebinarsCIP NotíciasMoodle