Saltar para o conteúdo principal

MAIS DE 300 PARTICIPANTES NA P.PIC'25

Conferências
Ppic Oficial

Promovida pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP) do P.PORTO e o INOV-Norte (Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte), a 3a. Edição da P.PIC teve como mote “Competências docentes, tecnologias emergentes e currículos do futuro: traçando caminhos para a inovação pedagógica e curricular”.

Tendo a P.PIC’25 recebido mais de 120 comunicações sobre o tema, vindas de várias zonas do país e ao nível internacional, que se dividiram em quatro eixos temáticos — competências docentes, tecnologias emergentes na educação, inovação pedagógica e curricular, e avaliação e inclusão —, dando origem a várias sessões na categoria Comunicações Flash e Simpósio, esta edição da P.PIC contou com mais de 400 inscrições e com a presença de 324 participantes, ao longo destes dois dias. Esta conferência internacional contou ainda com conferências plenárias com Laura Loder-Büchel da Zurich University of Teacher Education, Alejandro Quintás, da Universidad de Zaragoza, e de Goreti Marreiros, do ISEP-P.PORTO, que abordaram as temáticas das competências docentes, da inovação curricular com fundamento científico e filosófico e da inteligência artificial generativa, no contexto do Ensino Superior.

Num momento em que a preocupação com a inovação pedagógica está a atingir a ordem do dia a nível nacional, nomeadamente com a criação do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), como parte do PRR, a P.PIC’25 contou ainda com a presença do consórcio INOV-Norte, no qual está integrado o P.PORTO, assim como a U.PORTO, UCP, UTAD, IPB e ESEP, e que tem como objetivo a promoção da descentralização das iniciativas de inovação e modernização pedagógica da Educação Superior portuguesa, assim como de Patrícia Rosado Pinto, presidente do CNIPES.

Foram também apresentados os projetos e docentes candidatos deste ano letivo aos incentivos anuais promovidos pelo CIP do P.PORTO, Pratica+ e Promove+, que visam a promoção de práticas de Inovação Pedagógica nas escolas do P.PORTO. O grande vencedor deste ano do prémio Promove+, no valor de 5.000€, foi o projeto “Em nome da Natureza”, apresentado por um coletivo de docentes oriundos de áreas criativas de entre as várias escolas do P.PORTO: Filipe Lopes (ESE-P.PORTO), Poliksena Hardalova (ESE-P.PORTO), João Leal (ESMAD-P.PORTO) e Rodrigo Malvar (ESMAE-P.PORTO).

Houve ainda espaço para dois momentos culturais que pontuaram esta conferência com algum humor, caso de “Os Malefícios da Inteligência Natural”, por Nuno Meireles docente da ESMAE, e de uma atuação que encerrou e resumiu os dois dias da P.PIC’25, num jogo cénico e musical, dinamizado por Poliksena Hardalova e Sónia Barbosa com TESE - grupo de teatro e alunas da Licenciatura da Educação musical.

A quarta edição da P.PIC foi já anunciada para o próximo ano, sem data confirmada. 

#CIP #POLITÉCNICO DO PORTO #CURRÍCULOS DO FUTURO #TECNOLOGIAS EMERGENTES #COMPETÊNCIAS DEOCENTES #INOVAÇÃO PEDAGÓGICA #INOVAÇÃO CURRICULAR #PPIC25 #PPIC #CIP P.PORTO #P.PORTO

Bárbara Veiga
Publicado terça-feira, 22 de julho de 2025

Flash CoursesFlash SeminarsCursos ECTSWebinarsCIP NotíciasMoodle